A Veracel Celulose atingiu em 2023, a produção de 20 milhões de toneladas. O marco foi alcançado dois anos antes do previsto inicialmente pela companhia. Com 18 anos de operação a fábrica da empresa é considerada um ativo de classe mundial e é uma das indústrias com o melhor índice de automação do setor de celulose.
Situada em Eunápolis/BA e inaugurada em 2005, com uma capacidade de produção de 900 mil toneladas de celulose por ano, a fábrica não seguiu os padrões do mercado, que requerem atualizações em seus equipamentos após aproximadamente 10 anos de operação, com o objetivo de aumentar a produção fabril em cerca de 10%. Ao contrário, antecipou-se, e em 2011 realizou seu primeiro grande investimento em melhorias tecnológicas e expansão de capacidade na caldeira de recuperação da fábrica, com apenas seis anos de operação. A iniciativa impulsionou a produção da fábrica para 1,1 milhão de toneladas de celulose ao ano, de forma consistente e estável, já a partir de 2012.
“O conceito do projeto da fábrica era de que somente em 2017 estaríamos prontos para produzir 1,1 milhão de toneladas de celulose ao ano. No entanto, a Veracel Celulose demonstrou agilidade em acompanhar as tendências tecnológicas e investiu rapidamente, antecipando em quase 10 anos o aumento de nossa capacidade produtiva e nos permitindo chegar ao marco de 20 milhões de celulose produzidas dois anos antes do previsto”, afirma Ari Medeiros, Diretor de Operações Industriais da Veracel Celulose.
Em 2023, a companhia investiu mais de R$ 100 milhões em melhorias, novas tecnologias e atualizações na fábrica. Entre elas está a instalação de quase 1 mil sensores que medem a vibração e a temperatura nos equipamentos de maior criticidade da fábrica e enviam as informações para um algoritmo de inteligência artificial. Isso prediz possíveis falhas antes mesmo que elas ocorram.
Foto: Quélvin Clécio